Pular para o conteúdo principal

PROCEDIMENTO ORDINÁRIO - PROVIDÊCIAS PRELIMINARES DO JUIZ AO DESPACHAR A PETIÇÃO INICIAL - PARTE VIII

LITISCONSÓRCIO

É, ademais, de bom alvitre, visando à não-ocorrência de qualquer tumulto processual, a limitação do número de litisconsortes facultativos e a verificação da ocorrência de litisconsorte necessário.

Exemplo de decisão a ser proferida pelo juiz neste caso:

DECISÃO

Processo nº 1234-5

Vistos etc.

O litisconsórcio facultativo sem limites traz tumultos de toda ordem, dificuldando o processamento regular da ação.

Assim, tendo em vista o disposto no art. 46, parágrafo único, c/c o art. 125 do CPC, restrinjo o litisconsórcio ao número de dez, indeferindo a inicial no tocante aos demais.

Transitada em julgado esta decisão, proceda-se à retificação da autuação e distribuição.

Devolvam-se os documentos relativos aos autores excluídos do feito, renumerando-se as folhas dos autos.

Cite-se.
Intime-se.
Local e data.
Assinatura do juiz.


Caso interposto agravo retido contra essa decisão, o despacho pode ter a seguinte configuração:

Exemplo de despacho a ser proferido pelo Juiz:

DESPACHO
Processo nº 1234-5

Na petição de fls_, os autores interpuseram agravo retido.
Assino o prazo de cinco dias para manifestação da parte ré.
Após, venham-me os autos com registro para decisão.
Intime-se.
Local e data.
Assinatura do juiz.


Na seqüência, a decisão pode ser:

DECISÃO
Processo nº 1234-5

Vistos, etc.
Não vislumbro razões para reconsiderar a decisão de fls._.
De fato, o número excessivo de partes no pólo ativo da ação, moremnte onde há aspectos de fato na lide, é prejudicial ao curso normal do feito.

Isto posto, nessa linha de raciocínio e atentando, a mais, ao disposto na decisão agravada, mantenho-a.

Prossiga-se no trâmite da ação.
Intime-se.
Local e data.
Assinatura do Juiz.

Com referência ao litisconsórcio necessário:


DECISÃO

Processo nº 234-5

Vistos, etc.

Uma vez que a União nas causas como na hipótese destes autos é litisconsório necessário, determino, com amparo no art. 47, parágrafo único, do CPC, a promoção de sua citação como litisconsorte necessário, no prazo de dez dias,sob pena de extinção do feito sem julgamento do mérito.

Requeira, pois, o autor a expedição do mandado de citação da União.

Cumprida a referida determinação, cite-se o litisconsorte: caso contrário, venham-me os autos com registro para sentença.

Intime-se.
Local e data.
Assinatura do juiz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS DE CONSTITUIÇÃO

Os pressupostos processuais de constituição são requisitos pra que o processo se forme, se constitua ou exista como tal, e se divide em: a) Demanda (art. 2°, CPC). Sem demanda, ou seja, sem a iniciativa da parte mediante o ingresso de petição inicial em juízo, mesmo inepta, o processo não se constituirá, pois é a demanda que expressa a pretensão do autor resistida pelo adversário. b) Jurisdição A jurisdição é outro pressuposto processual de constituição do processo, pois a demanda pelo autor deve ser despachada por juiz investido dos poderes de jurisdição. Somente um magistrado legalmente investido pode exercer a jurisdição, de forma que o seu despacho possibilite a constituição e a existência do processo como tal. Se qualquer pessoa não investida dos poderes legais de jurisdição despachar num processo determinando seu registro e autuação, esse ato não fará com que se constitua um processo. Capacidade postulatória A capacidade postulatória é outro pressuposto processual de constituiçã...

DEFESA DE MÉRITO E DEFESA PROCESSUAL

A defesa é classificada pela doutrina em defesa de mérito e defesa processual. a) Defesa de mérito É aquela em que o réu resiste à pretensão do autor, lutando pela improcedência do pedido. Pode, por exemplo, negar os fatos afirmados pelo autor ou demonstrar que a ordem jurídica não prevê as consequências por este pleiteadas. Enfim, ataca o pedido do autor. Conforme a atitude do réu, a defesa de mérito pode ser: I - direta: se o réu negar a ocorrência dos fatos ou, confirmando os fatos, negar as consequências jurídicas afirmadas pelo autor; II - indireta: nesse caso o réu admite a veracidade dos fatos afirmados pelo autor, mas alega fatos novos, impeditivos, extintivos ou modificativos do direito deste. A classificação não é apenas doutrinária, porque há reflexos processuais importantes. Por exemplo, no caso da alegação de fatos novos, o autor deve ser ouvido em réplica (art. 326 do CPC). Outra influência importante ocorre na questão do ônus da prova, pois como dispõe o art. 133 do CP...

Curador Especial em favor do idoso*

Além das hipóteses do CPC, é possível que leis especiais determinem a nomeação de curador especial, em outros casos. Um exemplo é dado pela Lei n. 8.842/94; quando a parte ou interveniente for um idoso (maior de sessenta anos) e, em virtude disso, não possua mais condições de conduzir adequadamente seus negócios, nem de gerir os seus interesses, ser-lhe-á nomeado curador especial, cuja função não é representá-lo, uma vez que ele pode não ter sido interditado e, mesmo que o tenha sido, poderá ter curador que o represente. Mas a de fiscalizar se os interesses do idoso estão sendo adequadamente protegidos e defendidos.  Só haverá a necessidade de nomeação se o idoso estiver em situação de risco. *Marcus Vinícius Rios Gonçalves, ob. cit.